segunda-feira, 16 de julho de 2007

O Caçador de Pipas, o filme

Quando eu li o livro O caçador de pipas, do afegão radicado nos EUA Khaled Hosseini, nem me ocorreu à idéia de que o transformariam num filme, coisa que geralmente eu penso quando leio bons livros. Apesar da história ser excelente, a tristeza que dela emanava bloqueou totalmente em mim pensamentos do tipo “esse livro daria um bom filme”.

Hoje porém, descobri que o mesmo foi gravado na China e deve ser lançado no mercado americano em novembro. O livro tem passagens violentas o suficiente para proibir a sua leitura por menores (eu não recomendaria, mas eu tomei conhecimento dele por conta da recomendação dele em colégios de 2º grau) e eu as imaginaria sendo mais sugeridas do que mostradas propriamente, em especial a lembrança que atormenta a vida de Amin, o menino-narrador.

E essa lembrança em particular está dando bastante problema para as famílias dos meninos do elenco, que tiveram que fugir do Afeganistão por conta da repercussão que a história sobre conflito de etnias e violência causou. Cuidado quem não leu o livro e não gosta de ter acesso a spoilers antes de seus livros e filmes, já que a matéria (pelo menos essa que eu li) acaba totalmente com o suspense existente no livro sobre o que seria o trauma de Amin.

Uma pena realmente. Na verdade, no mínimo duas. Das famílias e daqueles que não leram o livro e leram a notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário