domingo, 18 de novembro de 2007

Uma criança no inferno

Eu não contei para vocês, mas um dia desses eu passei nas Sendas e gastei uma pequena fortuna com 5 livros daqueles de R$ 9,99. E Uma criança no inferno é um deles.

O primeiro volume da trilogia narra o período entre 4 e 12 anos da vida de Dave Pelzer, um dos casos mais extremos de violência contra a criança nos Estados Unidos.

O drama autobiográfico começa na década de 60, quando a mãe do pequeno David começou a criar jogos que botavam Jigsaw no chinelo. A lista a seguir mostra como o alcoolismo ajudou castigos usuais em jogos brutais de tortura:

  • --> Castigo do isolamento no canto do quarto - Até aqui tudo certo né? Até a supernany recomenda. Mas continua...

  • --> Castigo do isolamento frente ao espelho - ela esfregava o rosto da garoto no espelho e fazia ficar em frente. Evoluiu para a obrigação de recitar o mantra "Eu sou um menino malvado" antes de ficar imóvel olhando para o espelho. Os irmãos começam a se afastar, temendo serem punidos também.

  • --> Buscas impossíveis - Enquanto o pai estava no trabalho, ela botava os filhos para procurarem algum objeto perdido. Culminou com um bofetão quando o garoto, meses de busca depois, esqueceu o que estava procurando.

  • --> Bêbada, a mãe quebra o braço de David ao esbofetea-lo. Finge que nada aconteceu e simula uma queda do beliche para leva-lo ao hospital.


Até aqui a trajetória de violência é mais ou melhos a conhecida. Só que atualmente os profissionais de saúde são treinados para identificar esse tipo de coisa. Mas nos anos 60/70, o médico que atendeu aquele menino percebeu que a fratura não fôra acidental e acabou tratando o guri sem mais comentários, enviando-o de volta para o filme de terror que a sua vidinha estava se transformando:

  • --> Ele começa a estudar e apesar de ir bem no colégio, a mãe insistia que ele havia "envergonhado a família e merecia severa punição". Segundo a mãe, ele teria que repetir a primeira série - mesmo ele tendo chegado em casa com um trabalhinho cheio de estrelinha/carilhas felizes. Ficou permanentemente proibido de ver TV e jantar. Foi encarregado das tarefas domésticas e alojado no porão.

  • --> A família costumava acampar no verão. Naquele porém ele foi deixado com uma tia. A tentativa de fuga foi punida num turno de 24 horas do trabalho do pai, com uma sessão que além da baita surra, incluiu a lavagem da boca com sabão e a proibição de falar sem ser solicitado.

  • --> No Natal a mãe diz que Papai Noel havia enviado uma carta dizendo que ele era um menino malvado e por isso não iria receber presentes como os irmãos. O pai dá desenhos de colorir para o garoto e tem uma discussão com a mãe que o acusa de desautoriza-la na educação do "garoto", termo que a família passa a usar para referir-se a David algum tempo depois.


Isso está horrível né? Piora. Só neste capítulo, a mãe ainda o proíbe de participar do grupo de escoteiros por "ser um mau menino" e o queima nas chamas do fogão.

Mal ou bem, ela ainda tinha algum medo do pai das crianças. Mas com a impunidade se confirmando, ela consegue levar toda a família para o comportamento doentio. O livro continua, mostrando a solitária luta do garoto pela sobrevivência enquanto a mãe aprimora os jogos.

Eu só sei de uma coisa: Desde que eu li este livrinho, Dave Pelzer é o meu herói. Por que virar uma pessoa decente depois de "uma infância fudida" dessas, como diria o Capitão Nascimento, só um cara digno de farda preta.

E para a mãe, eu só imaginava o saco para ela. E para o fraco do pai, que não botou moral na história. E para os frouxos dos vizinhos, parentes e amigos que passaram OITO ANOS vendo a criança ser torturada e NÃO SE COÇARAM!!! Tá certo que nem se falava muita coisa sobre violência doméstica na época, mas a criança aparece toda quebrada e não foi nada? O cara saia para trabalhar e encontrava o filho todo roxo e nada tinha acontecido? Peralá né?

O saco era pouco. Acho que nesses casos a vassoura era necessária também!

23 comentários:

  1. olá! Infelizmente aqui em Portugal não existem só casos de violéncia, mas tb de morte,....ainda no outro dia, uma mãe deprimida matou os dois filhos e matou-se a ela só por causa da depressão...isso n se faz! as crianças não deviam nunca de ser maltratadas, mas este é o mundo em que vivemos, infelizmente! bom domingo**

    ResponderExcluir
  2. ::.Y.::

    Isso é comum no mundo inteiro né? Será que tem jeito? O caso desse livro a mãe era alcoólatra, no do Nuno deprimida... Alcoolismo dá para fugir dele, mas e depressão?!

    Credu!

    ResponderExcluir
  3. Jeito, tem. Mas é preciso que as situações sejam percebidas o mais prematuramente possível. E que a pessoa doente se conscientize disto e aceite o tratamento. Seja no alcoolismo, seja na depressão.

    ResponderExcluir
  4. só Deus mesmo......ou poderia aparecer outro "Norman Bates"......

    ass: "o Namorado Malvado"

    ResponderExcluir
  5. A Pata faz isso tudo comigo... ela sempre me fala que eu sou um "menino malvado"...hehehe

    Brincadeira. Mas é muuuuito complicado saber que, certamente, ele não é, nem foi nem nunca será o último a passar por esse tipo de situação, né não?! o_O

    ResponderExcluir
  6. ::.Y.::

    Eu sei que postando anônimo você vai acabar me obrigando a editar a configuração de comentários, e isso não era uma coisa que eu esteja lá com muita vontade de fazer. Você é mesmo um Namorado muito Malvado! Espera só eu botar as minhas teclinhas no seu bulógue!

    Putz, agora até o Pato sabe das minhas intimidades. Só falta a minha mãe aparecer por aqui!

    ResponderExcluir
  7. ::.Y.::

    Namorado Malvado também é cultura: Roderéuis "Norman Bates"? Você faz a namorada malvada feliz com curiosidades curiosas que a curiozice dela ainda não alcançou!

    Pato, eu espero que não tenha mais crianças na situação desse garoto não... Tipo, a mãe desse quebrou, queimou e esfaqueou o moleque! E ainda fez isso só com ele, o que é um pouco pior, pois quando o agressor é assim com todo mundo você ainda tem parceiros, mas uma agressão focada assim? Credo!

    ResponderExcluir
  8. eu fiquei sabendo que depis que ele foi embora um dos seus irmãos foi maltratado tambem.

    ResponderExcluir
  9. ::.Y.::

    Verdade isso? Que pena. Eu sei que tem um livro onde ele continua a história, mas não cheguei a encontra-lo...

    Mas obrigada pelo acréscimo!

    ResponderExcluir
  10. [...] de jornaleiro, acabei encontrando esse livro de Danielle Stell.  Lembrei-me imediatamente de Uma criança no inferno, relato real da infância de Dave Pelzer, um dos piores casos de abuso físico infantil dos Estados [...]

    ResponderExcluir
  11. O livro é realmente de arrancar lágrimas! O pior era ver a falta de atitude do pai dele, um verdadeiro banana! Outra coisa revoltante era a inércia dos vizinhos, do pessoal da escola onde o garoto estudava e, também, ver a mãe dele tratando os outros filhos como "reizinhos" e quase matando o coitado!

    ResponderExcluir
  12. Não justifica, mas na época dele não tinha tanto destaque a questão da violência doméstica. E a autoridade dos pais não tinham limites. Mas é realmente nojento! ;)

    ResponderExcluir
  13. “Uma Criança no inferno" não é diferente do que acontece infelizmente no nosso país, quantas crianças são escravizadas dentro do próprio lar? Hoje com apoio dos pais até se prostituem, uma coisa inaceitável. O mundo está realmente precisando de Deus, pena que muitos não dão ouvido para voz do Espírito Santo , mas que Deus possa continuar tendo misericórdia!

    ResponderExcluir
  14. ::.Y.::

    Realmente Liesse, só Deus explica a reabilitação de algumas dessas almas tão torturadas na infância, só aí que vejo a misericórdia mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Li este livro e tentei muito conseguir a continuação ( o garoto perdido) , mas parece que não existe no Brasil. Alguém sabe como conseguir?

    ResponderExcluir
  16. ::.Y.::
    Eu nem sabia que ele existia para falar a verdade... Boa sorte nas buscas!</i:

    ResponderExcluir
  17. bem já li "Uma criança tratada como coisa" e vou procurar "Uma criança no inferno", mas quero saber qual o nome do 3º livro, porq não são 3 edições????

    ResponderExcluir
  18. ::.Y.::

    Fabiellem, você está melhor do que eu. Desconhecia o nome de qualisquer dos outros livros, só sabia que era mais de um por que o próprio livro dizia. Acho que a minha edição não era a primeira. :)

    Eu talvez procurasse os outros, mas não sei se tenho estômago para continuações.

    ResponderExcluir
  19. [...] Se eu parar e for no histórico de posts, certamente acharei alguns textos sobre livros, como o do Uma criança no inferno, a comparação do filme com com livro O Código Da Vinci e até uma fic baseada nO Pequeno [...]

    ResponderExcluir
  20. SOU PEDAGOGA, MÃE DE DOIS FILHOS E LI O LIVRO " UMA CRIANÇA TRATADA COMO COISA", E ATE AGORA AINDA NÃO CONSEGUI DIGERIR AS MALDADES A QUE ESSE RAPAZ FOI SUBMETIDO, CHORO E REZO CADA DIA DEPOIS DA LEITURA E PEÇO QUE NÓS MÃES, VIZINHOS , TIOS , AMIGOS A PARTIR DE HOJE QUANDO NOS DEPAREMOS COM UMA SITUAÇÃO DE MAUS TRATOS SEJAMOS CAPAZ DE DENUNCIAR,POIS O QUE ESTAS PESSOAS NÃO SÓ A MÃE MAS TODOS QUE CONVIVIAM COM ESSA CRIANÇAS FIZERAM E INACEITAVEL, E NOS CONCERTEZA IREMOS FAZER A DIFERENÇA A PARTIR DE HOJE.
    NÃO É MESMO?
    AGORA ME RESPONDAM DEPOIS DE SER LEVADO DO INFERNO O QUE ACONTECEU A LOUCA DA MÃE E DO FROUXO DO PAI?

    ResponderExcluir
  21. Hey great blog but you really need to stop drinking tap water, there is Sodium Fluoride (Rat Poison) in it

    ResponderExcluir