quinta-feira, 15 de outubro de 2009

BAD - Mudança Climática

Eis então o tema deste ano do Blog Action Day: numa tradução livre feita com meu parco conhecimento ingleizístico resultou Mudança Climática. Novamente me vi com um tema de redação sobre o qual a princípio não tenho nada a dizer. Mas como da última vez que eu me meti com um tema desse gênero (desconhecido, não ambiental) eu achei os resultados razoáveis, vamos tentar:


Como boa leiga no assunto, vou começar tentando entender a expressão: Mudança Climática me remete a problemas com temperatura, chuvas e ventos. A pressão me parece que está relacionada também com a forma como percebemos o clima, mas nunca ouvi falar de nada que tenha afetado a pressão atmosférica então deixa quieto.


No fundo, nos preocupamos com esses temas por um quê de egoísmo. Não estamos nem aí com o planeta ou com os bichinhos, afinal de contas nada disso acabaria com o mundo e tem vários bichos que resistiriam a essas alterações que tanto tememos.


Não que isso não seja um comportamento saudável. Mas me parece que fomos ficando mais sensíveis a esse tipo de interferência em nosso meio ambiente à medida que paramos de acreditar que existe um Deus que organiza tudo de algum lugar. Ou ainda à medida que a sociedade foi evoluindo e começando a poder se dar ao luxo de ter outras necessidades além das essenciais.


Não é que não seja importante pensar em por que está ficando quente em lugares que eram tradicionalmente frios, aparecendo ciclones extratropicais (aka furacões) no Brasil e tudo parece ficar alagado com mais frequencia. Somos uma espécie bem frágil e nossa sobrevivência depende de que tomemos vergonha na cara e usemos os recursos naturais de forma responsável.

Mas isso não é, como aparenta, por nobreza. É uma necessidade nossa, e tem que ser feito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário