quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Psoríase

Hoje é o Dia Nacional da Psoríase, e em homenagem a essa data excepcional (afinal de contas quantas doenças têm um dia só seu?) eu escreverei um pouco sobre essa doença que eu tenho e como ando lidando com isso ultimamente.

Ah, só para explicar por alto, psoríase é uma doença crônica de pele, de fundo multifatorial mas principalmente emocional, que se apresenta com a descamação de áreas da pele. Aliás o nome da doença vem dessa idéia de escama (pso).

Minhas lesões começaram a arder no meio do mês de setembro, então fui pesquisar sobre a doença e encontrei uma associação de portadores aqui no Rio. Além de dicas para portadores, o testemunho bem humorado no site me chamou a atenção.

Mas o que me deprimiu e me levou às lágrimas em pleno expediente creio que foi a notícia de que portadores têm maior risco de complicações cardíacas. Não gosto da idéia dessa pereboríase reduzam de alguma forma a minha chance de sobrevivência. Já é ruim o suficiente que eu fique com vergonha das quase-feridas.

Me organizei para ir a uma das reuniões do grupo, mais especificamente a de 26 de setembro. Se nada mais me valeu, pelo menos com isso agora eu tenho uma carteirinha de alberguista, que fiz para poder aproveitar um pouco o sábado e não chegar na tal reunião como um zumbi como eu faço com o trabalho.

Mas antes de ir, dei uma folheada também no Consenso Brasileiro de Psoríase. Não foi legal saber que no início psoríase era considerada lepra (a atual hanseníase). Bem que me disseram para parar de ler coisas que me entristecem. Pena que, apesar da ignorância ser uma bênção, eu sou curiosa demais para poder usufrui-la.

Comecei a usar esse mês um remedinho que parecia que eu já tinha usado antes, mas esse ficou fedido e preto. Totalmente diferente dos outros que eram sempre clarinhos tipo branco ou perolado. Maínha diz que faz efeito, só que dá preguiça ter que limpar a lambança que fica 10 h depois...

Mas vambora. Ir embora a maledeta não vai por que os remedinhos que me garantem a vida em sociedade agravam a doença, mas pelo menos essa coisa de arder está começando a me deixar vaidosa, já que  lambuzar tudo com hidratante parece aliviar o desconforto.

O negócio é achar o lado positivo da coisa, e se não tiver, inventar um. Bom dia da psoríase para vocês, e espero que sejam do tipo que conseguem não ter nojinho dos portadores. Se for, parabéns: você é um espírito mais avançado do que eu e a maioria da população.

5 comentários:

  1. Há de passar em breve - é só não parar o tratamento ao primeiro sinal de melhora pensando que já tá bom. Melhoras ;-)

    ResponderExcluir
  2. ::.Y.::

    Sorte a minha que isso não melhora com facilidade, então eu não corro tanto esse risco quanto os tuberculosos por exemplo. Mas obrigada pela atenção e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  3. Queria saber a relação q existe entre psioriase e lepra?

    ResponderExcluir
  4. ::.Y.::

    Bem, hoje em dia, com tratamento para ambas as doenças não dá mais para confundir. Mas imagino que quando a psoríase se agrava sem tratamento pode ficar com um aspecto parecido.

    Pelo menos foi isso que eu entendi, espero ter ajudado! :)

    ResponderExcluir
  5. [...] simplesmente sumiu. Mas hoje reparei num comentário que apareceu por aqui num texto antigo: A Vera Peres queria saber que relação existe entre psoríase e [...]

    ResponderExcluir