segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Malinche

Livro de Laura Esquivel que comprei sem ter idéia de quem fosse a personalidade-título, junto com Crepúsculo.

A julgar pela capa, achei que fosse mais um daqueles livros sobre a vida das mulheres árabes que eu costumava comprar. Acabei com algo inédito para a minha cultura geral: A história da mulher que serviu de intérprete entre os espanhóis e imperador Montezuma.

A rigor, Malinche é o título de Hernan Cortés, "O amo de Malinalli". A nativa, escrava depois da morte da avó que a criara, é percebida como falante de uma língua para a qual os estrangeiros ainda não tinham tradutor.

A jovem inicialmente acredita, como muitos dos seus, que aqueles homens sejam enviados de Quetzacoatl, e mais intimamente que eles impediriam os sacrifícios humanos apoiados por Montezuma. Mas aos poucos ela vai percebendo que eles não ligam para o milho, e dão uma importância exagerada ao ouro, as fezes dos deuses.

Laura Esquivel demonstra todo o conflito dessa personalidade da história mexicana. Confesso que me era totalmente desconhecida, mas é muitíssimo interessante.

Ah, e antes que eu me esqueça: Achei e usei como pappel de parede uma foto da árvore que dá nome à heroína, tirada na Nicarágua pelo que pude apurar. Veja lá no álbum do fotógrafo, por que eu tenho preguiça da inserir imagens por aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário