quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Café moderno

Me parece que a internet vem se tornando nos escritórios um segundo tipo de café. Não sei se a entrada do café na cultura empresarial foi tão discutida quanto o uso da web para fins não-extritamente-profissionais.

Afinal, não existiam mídias sociais quando o café começou a ser insumo da produção nacional.

O café é antigo pacas. O que os burocratas faziam para procrastinar nessa época pré-café? Bebiam vinho? O certo é que não tinha o impacto que tem hoje. Acho que não exagero ao dizer que a maioria das pessoas trabalha com algum acesso a um micro com internet.

Sinceramente não sei como ficamos dependentes da cafeína a ponto do seu consumo ser tolerado no Brasil, muitas vezes subsidiado pelos empregadores. Até fiquei curiosa, mas idéia me ocorreu na rua e o assunto foi desenvolvido analogicamente. Mas mesmo sem conhecer bem a história do café, me arrisco a dizer que a rede já avançou bastante neste caminho.

Confesso que ainda não encontrei meu ponto de equilíbrio no consumo profissional desse café moderno. Mas à medida que o consumimos vamos estabelecendo novos hábitos, padrões que já geraram alguma regulação interna das empresas como bloqueio de acesso a endereços como orkut e youtube e definição de cotas de uso, só para citar movimentos que já presenciei.

De qualquer forma, convém lembrar que o nosso café tradicional não vem com creme de leite ou chantilly. Tenho na gaveta meu leite em pó: talvez também esteja na hora de explorar melhor as funções do meu celular...

3 comentários:

  1. Pelo o que eu já apurei, o hábito de tomar café durante o expediente surgiu ainda no Brasil Império, quando houve uma superprodução de café e o governo precisava se livrar do excesso para o preço não desabar.

    Resultado: mandavam sacas e mais sacas de café para exportação às repartições públicas e escritórios particulares a preço de banana.

    Mas quem já estudou História sabe que, no fim das contas, isso não ajudou muito. Mas criou um novo hábito nacional. :)

    Em tempo: odeio café.

    ResponderExcluir
  2. ::.Y.::
    Gente culta é outra história!

    Já odiei café, hoje convivo bem com ele. É meio como cerveja, você acaba se acostumando. Acho até que vou pegar um. ;)

    ResponderExcluir
  3. Putz, adorei esta analogia. A Web é o café do século 21...rs. Temos q aprender a consumir com moderação...rs

    ResponderExcluir