sexta-feira, 16 de julho de 2010

Abertura do Anima Mundi 2010

Graças à generosidade da querida companheira de luluzinhacamp @deniserangel tive a oportunidade de estar presente na abertura do Anima Mundi 2010. Infelizmente ela não pode aproveitar o par de convites que ganhou na promoção realizada pelo @blogpetrobras por estar adoentada (mas já está devidamente intimada a assistir uma sessão comigo, aiaiaiaiai!).

Para quem não sabe, o Anima Mundi é um festival de animação fantástico que fez o feito de elevar a produção de animações no Brasil de menos de 200 vídeos em 83 anos para mais de 2000 em seus apenas 18 anos de existência. Apesar de ser cria tupiniquim, não exibe exclusivamente obras nacionais: inscrevem-se para o evento filmes de vários lugares, como a estreante República da Macedônia.


A Petrobras é uma das principais patrocinadoras do evento, mas, como todo o evento nacional, há mais uma séééérie de patrocinadores. Ocupou 1/4 dos apresentadores, para se ter uma idéia. Mas uma infinidade de patrocinadores tem lá suas vantagens, como permitir que que o ingresso de cada sessão custe ridículos R$ 6,00.

A sessão de abertura do Anima Mundi é um evento e tanto. Barraquinhas nos recebem com o clássico pipoca-e-guaraná enquanto o local cedido pelos Correios para a montagem da Praça Animada, cujas origens  digamos circenses foram lembradas na apresentação, não era aberto para a exibição da sessão. Depois de todos acomodados, quatro apresentadores se revezaram comentando as origens e a programação do Anima Mundi 2010.

A sessão propriamente dita foi composta de 11 curtas produzidos com diversas técnicas, selecionados para serem como um resumo do que deve ser esperado para este ano. Devo dizer que somente quatro filmes me causaram estranheza, mas mesmo estes tinham seu quê de interessante que me impedem de considera-los ruins: dos outros, classifica-los como menos do que excelentes seria uma ofensa.

A estrutura da primeira da mais de 60 sessões do Anima Mundi tem uma característica que infelizmente não pode ser replicada para todas: o comentário inicial sobre as animações que serão apresentadas dá uma certa expectativa sobre o que iremos ver, atiça nossa curiosidade enquanto nos informa. Uma pena que não seja dedicado pelo menos uma das salas de projeção para esse formato.

Com essa amostra, não tenho dúvidas: Me esqueçam na próxima semana. Estarei muito ocupada fazendo minha maratona Anima Mundi. Se eu fosse você visitaria AGORA a programação on line e já ia escolhendo o que assistir, afinal começa hoje aqui no Rio e só temos uma semana! ;)

PS: Paulistas não fiquem tristes, a vez de vocês é logo em seguida!

PS2: Galera fora do eixo Rio-SP, não se desesperem: É possível levar o Anima Mundi para a sua cidade (pelo menos algumas sessões). Fuxiquem lá no site do evento que eu lembro que tem algo sobre isso por lá!

Um comentário:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by denise rangel and Thera Fajyn, Thera Fajyn. Thera Fajyn said: @woetter Evite isso e vá assistir uma das sessões do Anima Mundi! http://ht.ly/2cyFe [...]

    ResponderExcluir