terça-feira, 20 de julho de 2010

Ciclos - Anima Mundi 2010 (II)

Estava observando a quantidade de animações que usa a idéia de ciclo. Este recurso deixa óbvia a repetição das situações, valendo-se frequentemente da inversão de papéis, retratando de forma extrema situações que a vida às vezes nos impõe.

E não precisa se ser como no clássico "The cat come back", onde a repetição da volta do endiabrado gato laranja à casa do trompetista embalada por uma musiquinha folclórica nos leva ao riso. Pode ser dramático como em "Pivot", onde um fotógrafo testemunha um assassinato e a história passa por uma reviravolta que o leva de novo para a cena inicial.

Outro filme que usa a idéia de ciclo com inversão de papéis como encerramento é o italiano "Videogioco a loop experiment", uma animação com recortes que apesar de ter um enredo meio nojentinho, mostra que a idéia do ciclo não é restrita ao uma técnica ou escola de animação. Também não é algo recente, uma vez que outras animações da mostra 18 anos explora o recurso, como o nacional "Vida Maria".

Resta admitir que esses movimentos fazem parte da vida cotidiana: a sensação de deja vu não é desconhecida de ninguém, e por isso gera tanto reconhecimento e emoção quando é retratada pela arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário