quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Poverty

Blog Action day 2008 - http://blogactionday.org/

O blog action day deste ano é sobre Poverty, ou em português, Pobreza.

 Confesso que fiquei sem saber muito o que falar. Me inscrevi sem saber ainda o que escrever, mas o fato de ter-me inscrito me forçaria a pensar em algo.

-
(os - marcam quantas vezes eu voltei a trabalhar no texto)

Primeira tentativa? Saí perguntando para as pessoas qual a primeira coisa que passava pelas suas cabeças quando se falava de pobreza.  Só que eu esqueci que a minha memória é fraca e eu só lembro da resposta de um dos entrevistados: "Ruim".

Na minha cabeça a primeira lembrança que me vem é população de rua. Quem disse que nós não temos castas?

Recordo-me de quando saia tarde da pós, tinha que andar pelo meio da rua por que as calçadas estavam cheias de  montanhas de papel. Demorei algum tempo (algo como um mês) para compreender que todo aquele papel era o fruto de um dia inteiro de trabalho de uma multidão invisível que nos coloca entre os maiores recicladores: a população de rua.

[Eu até pensei em tirar uma foto e botar aqui, mas eu fiquei com medo de ficar sem câmera e de qualquer forma eu não tô conseguindo postar fotos... ]

É interessante como a pobreza e a miséria sustentam o orgulho, o luxo, não sei que termo usar exatamente. Ocorreu-me isto quando lembrava-me da questão do récorde em reciclagem de latinhas, obtido graças aos miseráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário